Termografia Infravermelha
Levando a análise de imagens para o próximo nível com a termografia infravermelha
Termografia Infravermelha: indispensável na Manutenção Preditiva e Corretiva

Inspeção termográfica com drone: descobrindo falhas de maneira clara, objetiva e segura, em locais de difícil acesso.
A Termografia (do grego θέρμη ‘therme’, significando calor; e γραφία ‘grafia’, escrita – em inglês thermography) é uma técnica que permite mapear um corpo ou uma região com o intento de distinguir áreas de diferentes temperaturas, sendo portanto uma técnica que permite a visualização artificial da luz dentro do espectro infravermelho.
A Termografia (também conhecida como Termografia Infravermelha) tem uma longa história, embora seu uso tenha aumentado dramaticamente com as aplicações comerciais e industriais dos últimos cinquenta anos. Os bombeiros usam termografia para ver através da fumaça, encontrar pessoas e localizar a base de um incêndio. Os técnicos de manutenção usam termografia para localizar juntas de superaquecimento e seções de linhas de energia, que são um sinal de falha iminente. Os técnicos de construção civil podem ver assinaturas térmicas que indicam vazamentos de calor em isolamento térmico defeituoso e podem usar os resultados para melhorar a eficiência das unidades de aquecimento e ar-condicionado.
(baseado em artigo do Wikipedia)
Termografia: Detectando o invisível, prevenindo o inevitável.
Termografia Infravermelha permite a análise do comportamento térmico de corpos e objetos nas mais diversas áreas
A Termografia é uma das técnicas de inspeção denominadas “Técnicas de Manutenção Preditiva”. Ou seja, pode ser definida como uma atividade de monitoramento, capaz de fornecer dados suficientes para uma análise de tendências.
- A manutenção preditiva é uma estratégia que utiliza o monitoramento contínuo e a análise de dados dos equipamentos para prever falhas antes que ocorram. Isso permite realizar manutenções programadas, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos.
As técnicas de termografia infravermelha geralmente consistem em:
- Aplicação de tensões térmicas no objeto: expor o objeto a temperaturas mais altas, ligando seu circuito elétrico ou acionando seu motor.
- Medição e apresentação da distribuição da temperatura na superfície, de tal forma que as anomalias possam ser reconhecidas visualmente.
A tecnologia de captura de imagens térmicas infravermelhas permite a medição precisa da temperatura em diferentes superfícies e componentes. Isso é essencial para identificar pontos de aquecimento anormais que podem indicar falhas iminentes. Técnicos e engenheiros podem utilizar câmeras térmicas portáteis para inspecionar equipamentos e instalações, alcançando áreas de difícil acesso manualmente.
A análise termográfica oferece uma ferramenta poderosa na Manutenção Preditiva, monitorando e evitando falhas futuras que comprometam estruturas ou a disponibilidade de equipamentos e serviços.
Exemplos de aplicações da termografia infravermelha:
- Manutenção e monitoramento industrial
- Construção civil
- Medicina
- Inspeção e manutenção elétrica
- Monitoramento de Fornos e Caldeiras

Links úteis: